segunda-feira, 7 de maio de 2012

sexta-feira, 4 de maio de 2012


Filme sobre lixo provoca ideias para criação de cartazes

Transformar o lixo em arte, além de propor um despertar para uma mudança social. Essa foi a temática desenvolvida hoje na oficina de vídeo do Projeto “Novas Práticas Educativas”. Os jovens desenvolveram suas ideias, na prática. O assunto despertou muitas ideias, tanto que eles permaneceram em sala para continuar com as atividades propostas.

Confira as fotos.

Rádio Margarida
 
 





Prática da oficina de video tematiza o lixão de Gramacho, no Rio de Janeiro

quinta-feira, 3 de maio de 2012



Meio ambiente é tema de oficina de vídeo

Começaram nesta quinta-feira, 3, as oficinas temáticas, sobre meio ambiente, do Projeto “Novas Práticas Educativas” na Escola Magalhães Barata, no bairro do Telégrafo, em Belém. Para ministrar a oficina foi convidado o instrutor Glauco Bezerra, formado em ecoturismo e que possui uma bolsa de estudos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).  

“Mas o que é Meio ambiente?” foi com esse questionamento que o Professor iniciou a oficina, explicando o conceito do termo e mostrando esse cenário que está sendo muito discutido em todo o mundo. Temas como sustentabilidade, degradação ambiental e poluição, estiveram entre os assuntos tratados por ele.

A moçada ficou atenta à explanação e garantiu presença até o fim da oficina. Para o estudante do 1º ano do Ensino médio, Romário Palheta, 17, a oficina mostrou pontos interessantes sobre as diversas formas de poluição. “Foi bom aprender que existem outros tipos de poluição. A gente pensa que é só aquilo que vemos de sujeira na rua, mas se trata de um campo temático bem maior, por exemplo, pode ser sonora ou visual”, explica.
Ao final da oficina, Glauco mostrou uma série de vídeos de curta duração, voltados para o meio ambiente, extraídos de um canal de TV fechado.



 


A oficina contou ainda com a participação de duas professoras da Escola.

Os próprios oficineiros manusearam a câmera para fotografar os momentos com a turma.
Rádio Margarida

quinta-feira, 3 de maio de 2012

NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

 Aula inaugural marca inicio da oficina de video
O Projeto “Novas Práticas Educativas: em defesa da criança e do adolescente”, executado pela Rádio Margarida em parceria com a SEDUC desembarca desta vez na Colégio Estadual Magalhães Barata, no bairro do Telégrafo, Área Metropolitana de Belém. A aula inaugural desta quarta-feira, 2, contou com a participação de muitos alunos interessados na proposta em desenvolver a produção de vídeos nas seguintes áreas temáticas: violência sexual e meio ambiente.
Instrutores, vinculados a Rádio Margarida, puderam mostrar um pouco de suas experiências frente a trabalhos desenvolvidos em outras oportunidades nas oficinas ministradas.
Desde 2010, quando iniciaram as atividades do Projeto, já foram contempladas duas Escolas estaduais da rede pública. São elas: Escola Est. Fund. e Médio "Mário Barbosa atendendo também a EEEFM Brigadeiro Fontenelle, ambas localizadas no bairro da Terra Firme, além de atuar em 2011, na Escola Palmira Gabriel, na Avenida Augusto Montenegro.  
Rádio Margarida 

5ª EDIÇÃO DO JORNAL ESCOLAR CONEXÃO MB