segunda-feira, 29 de abril de 2013

Slades de Literatura

EQUIPE DO JORNAL ESCOLAR - CONEXÃO MB

Na sexta-feira dia 26/04/13, foi realizada a reunião prevista com os alunos que se inscreveram para formar a equipe que vai trabalhar no projeto do Jornal escolar Conexão MB, no horário do intervalo, para não atrapalhar as aulas dos alunos envolvidos. 
Como pauta da reunião tivemos:
  • A produção: será coletiva, onde todos os alunos participam de todas as etapas de determinada produção, sendo que a divisão de tarefas já foi feita com os alunos de acordo com suas habilidades;
  • Ética: o tema foi abordado para evitar fofocas e boatos, rumores e palavrões a fim de que se tenha o cuidado com brincadeiras de mau-gosto, não envolver a intimidade ou privacidade das pessoas e nunca, em hipótese alguma, publicar fofocas.
  • Escolha do conteúdo: o conteúdo é escolhido de acordo com a clientela para a qual o jornal está sendo direcionado, como também trabalhar temas relativos à realidade dos alunos, servindo de estímulo para os mesmos expressarem seus interesses e conhecimentos sobre seus cotidianos.
  • Seleção do conteúdo: a seleção será cooperativa, para que permita: todos os alunos terão chances iguais de divulgação; as produções serão escolhidas democraticamente; os mesmos alunos não poderão ser sempre selecionados; as produções indicadas passarão por processo de aprimoramento, no qual todos os alunos poderão fazer recomendações; toda produção será revisada pelos professores de português que trabalham no projeto com essa função.
  • Autoria: É muito importante que a autoria seja reconhecida. O elogio de uma pessoa querida a um artigo ou desenho publicado no jornal escolar é um estímulo que pode fazer a diferença em toda a história de aprendizagem do aluno.
  • Para que isso ocorra, os textos devem ser assinados com nome, idade e série do autor. Ao assinar com seu nome, entre outras coisas, estaremos também ensinando o aluno algo importante no mundo da comunicação: a necessária responsabilidade com o que se escreve e com o que se diz.
Fonte:Guia do Jornal escolar.

Ademilde Girard

5ª EDIÇÃO DO JORNAL ESCOLAR CONEXÃO MB