quinta-feira, 19 de maio de 2011

CARTEIRAS NOVAS , ALUNOS FELIZES!!!






Carteiras novas não são suficiente, estaríamos mais felizes com a reforma da escola.
Ass: Jefferson Pantoja

quinta-feira, 24 de março de 2011

ESPAÇOS PEDAGÓGICOS: CARTA ABERTA

Carta aberta dos professores lotados em laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar

Vimos, por meio deste, manifestar nossa preocupação com a condução do processo de lotação dos professores nos espaços pedagógicos especiais das escolas da rede estadual de ensino (SEDUC), principalmente, os laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar.

Até 2004, a portaria de lotação 09/2004, determinava que a lotação de professores seria de 100, 150 e 200 h, porém estabelecia que a jornada de trabalho seria de 4, 6 e 8 horas, respectivamente. Tal jornada de trabalho sempre foi considerada injusta pelos professores que desejavam trabalhar nos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar, posto que os diferenciava dos demais professores (medida discriminatória) e já que cumprem sua jornada em hora-aula de 45 min.

Na prática, a situação era a seguinte: um professor com 20 h semanais, em uma determinada disciplina, trabalhava 3 dias na semana e no 4º dia iria à escola para ministrar apenas 2 aulas. Porém, o professor lotado nos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar era obrigado a trabalhar os 5 dias da semana, 4 h (hora relógio) por dia, o que caracterizava distorção.

O resultado concreto, obtido com tal regra, foi que a maioria dos laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar ficaram fechados, sem funcionamento, pois a regra imposta não atraía os professores, ou seja, foram raríssimos os casos de professores que apresentaram projetos e solicitaram lotação nos espaços pedagógicos. Em muitos casos eram professores readaptados que aceitavam trabalhar em tais espaços; muitos sem nenhuma formação específica.
Após várias mobilizações e debates, em 2007, a SEDUC reconheceu que a reivindicação dos professores era justa e estabeleceu tratamento igual aos dispensados aos demais professores, lotados nas salas de aula convencionais; ou seja, passou a prevalecer a visão teórica e técnica de que os Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar são efetivamente "salas de aula", nas quais os professores lotados exercem a regência tanto quanto os demais.

Nos debates que nortearam a elaboração da portaria 219/07, os professores e seu sindicato sustentaram a necessidade da lotação de professores nos espaços pedagógicos. O mesmo fato ocorreu durante as plenárias regionais do Plano Estadual de Educação.

Finalmente, em outubro, foi assinada e em novembro foi publicada a portaria de lotação de nº 219/2007. Nela está garantida a lotação de professores nos nos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar com carga-horária de 100, 150 e 200 horas-aula; está também assegurada a tais profissionais todas as vantagens do magistério.

Na portaria 219/2007, no Art. 9, parágrafo III, alínea “b”, está assegurado que:

“Será garantida a carga-horária em hora/aula, referente ao turno trabalhado, com as vantagens do magistério”.

Porém, a portaria também estabelece alguns critérios para que um professor seja lotado no Laboratório de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar, a alínea “a”, do mesmo artigo e parágrafo supra-citado, diz:

“Será exigida a habilitação correspondente à natureza do ambiente e do programa ou projeto, mediante análise e autorização da SAEN”.

E a alínea “C”, do mesmo artigo e parágrafo, assegura que:

“A permanência na lotação nos espaços pedagógicos especiais e programas e projetos, fica condicionada à avaliação de desempenho do projeto”.

Esse artigo é fundamental para evitar distorções e ineficiência, pois o professor lotado no Laboratório de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar fica ciente que deverá prestar contas sobre o andamento e execução do seu projeto, e o mesmo deve estabelecer metas a serem atingidas; esse mecanismo possibilita cancelar a lotação dos professores caso não executem o projeto apresentado.

Com a lotação dos professores laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar foram vários os projetos inovadores que surgiram no chão da escola, como por exemplo, o Aluno Repórter (de Bragança); a G.com, da escola Jorge Raposo, (de Icoaraci;) o Educarede (projeto que envolveu mais de 20 escolas estaduais, resultando em prêmio para a escola do Tenoné e a publicação de um livro de caráter nacional com a participação de alunos da escola Agostinho Monteiro); produção áudio-visual das escolas Magalhães Barata, Augusto Montenegro, do Outeiro, Pedro Carneiro, Palmira Gabriel, Helena Guilhon; o Projeto Rádio-Escola, os blogs escolares etc.

A conjuntura atual é de mudança de Governo Estadual e, consequentemente, uma nova gestão assumiu o comando da SEDUC e provavelmente editará uma nova portaria de lotação. Tal conjuntura é legítima, faz parte do regime democrático; porém, é necessário que as mudanças nas regras sejam transparentes, permitam a participação dos professores e de seu sindicato e, ainda, considerem a relevância dos espaços pedagógicos para o desenvolvimento de ações pedagógicas inovadoras.

A melhoria da qualidade da educação pública e dos indicadores educacionais nacionais, como por exemplo, o IDEB, só poderá ser atingida se a escola pública for dotada de boa estrutura física, formação dos professores, gestão democrática; o que inclui os espaços pedagógicos e a lotação de professores; caso contrário, as escolas passarão a contar apenas com as ultrapassadas aulas expositivas e os únicos recursos disponíveis serão os desgastados “giz e saliva”.

Além de tudo que foi exposto até aqui, ainda cabe um outro esclarecimento: a maioria dos Laboratórios de Informática, Sala de Leitura e Laboratório Multidisciplinar que existem no Estado do Pará foram implantados pelo Governo Federal, por meio do ProInfo, PROMED, Projeto Alvorada, Mais Educação entre outros programas do Ministério da Educação (MEC) e que possui diretrizes e metas nacionais; portanto, se não for viabilizada a lotação dos professores o Estado não conseguirá cumprir as referidas metas e diretrizes, ficando na condição de inadimplentes com o Ministério da Educação.

Ass.: Professores dos espaços pedagógicos

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

FINALMENTE!!!!!!!!!

Chega de ir a outra escola para tirar xerox!!!!!!
Agora com a desocupação de uma sala que era cheia de livros, torna-se realidade a tão esperada xerox do Magalhães Barata(aliás nem tão esperada assim por que os alunos já haviam se conformado em tirar xerox em outro lugar!!mas agora chega dissso ok.Tô só dando a noticia....).
Deste de dezembro de 2010, Camila Rafaela e a mais nova funcionaria da escola, pois cabe a ela a função de xerocar as provas e documentos da escola. Então não caminhe tanto para conseguir uma cópia impressa...pois no final do corredor central da escola tem uma pessoa a sua espera para atente-lo e xerocar suas provas ou outros papéis.
Isso foi uma ideia muito legal do professor Jorge Abraçado.Um abraço a ele.


por: Jefferson Pantoja

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

MANHÃ EVANGELÍSTICA

1º Momento: Louvor com o grupo Revolução, em torno de 5 músicas. Entre 20 à 25 minutos.

2º Momento: Mensagem que preparará as pessoas para a peça. Ministrante: Kaleo
Tempo: 20 minutos.

3º Momento: Peça com o grupo teatral da Assembleia de Deus. (Life house). Tempo: 10 minutos.

4º Momento: * Sorteio de Brindes!*

5º Momento: Peça ( Set Me Free ) . Tempo: 8 minutos.

6º Momento: Ministração: Pr. Marcos ( Revolução )

Horário: A partir das 10:00hs.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

RELATO

Relato de minha Experiência com o Projeto Jornal MBNEWS.
Sou Ademilde Girard Mendonça Batista e atuo como coordenadora da SI no turno da manhã na E.E.E.M.Magalhães Barata. Das várias atividades realizadas no espaço da SI, há o Jornal intitulado “MB NEWS”. Venho acompanhando os alunos neste projeto do jornal desde do início, realizando reuniões com os participantes para distribuições de funções segundo as aptidões de cada educando, promovendo concursos para a escolha do logotipo do jornal e para o nome do mesmo. Durante todo esse processo de criação do referido jornal, sempre tive a preocupação com a ética a ser adotada como um dos fatores fundamentais para que os alunos pudessem refletir sobre várias situações de suas vidas, visando a importância dessa questão. Foi com enorme satisfação que pude observar que, além dos objetivos do projeto alcançados, o projeto trabalhou atividades educacionais transformando conhecimentos em aprendizagens, enriquecendo e transformando nossas vidas, tornando-nos pessoas melhores.

sábado, 18 de dezembro de 2010

FUTSAL FEMININO 2010







É BI CAMPEÃ DA COPA IMPACTO SUB/17 2010 CONQUISTADO NO SÁBADO DIA 18 de Dez.
SÃO AS MELHORES NA MODALIDADE ESTE ANO, TODOS ELOGIO É POUCO PARA VCS, SÃO O ORGULHO DO MAGALHÃES BARATA, VALEU MENINAS DO MB. EM TODAS AS COMPETIÇÕES QUE PARTICIPARAM FICARAM SEMPRE ENTRE AS MELHORES DO ESTADO DO PARÁ. FORAM 7 TORNEIOS ( 5 vezes campeã, 1 vice e 1 quarto lugar).








sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A Comunidade M.B decide

O coordenador do conselho escolar Sebastião Nogueira da Fonseca Neto, convocou toda a comunidade escolar para discutir e decidir sobre a concordância ou não da proposta de contra partida da Universidade Estadual do Pará ( UEPA ), referente ao espaço da escola onde fica a quadra; uma área de aproximadamente 2.170m2.
A partir das 10h da manha do dia 2 de dezembro (quinta), alunos, professores, pais e funcionários se reuniram, e houve a votação se nossa escola aceitaria ceder o espaço onde é localizada a quadra. Nessa área a UEPA pretende implantar um estacionamento , e ainda o prédio da reitoria de 3 andares.
Em contra partida garantem colocar ar-condicionado nas salas de aula e a pintura ainda esse ano. Para o ano que vem reformariam a outra quadra colocando uma arquibancada.
Ou seja, só faltava assinar o documento, mas a maioria dos alunos preferiram não deixarem que nossa quadra se vá. Sendo assim poucos aceitaram a proposta da UEPA.
Neste dia as duas chapas concorrentes ao grêmio estudantil estavam unidas , junto com os alunos e professores, numa mesma causa : a melhoria tanto almejada de nossa escola.


por:Jefferson Pantoja

domingo, 21 de novembro de 2010

JOGOS INTERNOS - 2010

NO PERIODO DE 22 A 26 DE NOV. ESTAREMOS REALIZANDO OS JOGOS INTERNOS DA ESCOLA "MAGALHÃES BARATA".
OBJETIVOS: - ESTIMULAR A PRÁTICA ESPORTIVA NA ESCOLA.
- CONTRIBUIR PARA FORMAÇÃO DO EDUCANDO, VISANDO O RESPEITO PELAS DIFERENÇAS.
- PROPICIAR ATIVIDADES QUE MOBILIZEM ASPECTOS AFETIVOS, SOCIAIS E ÉTICOS.
- INTEGRAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS.
TEREMOS NO PERIODO: ESPORTES, MÚSICAS, CULTURA, POESIAS E MAIS.

5ª EDIÇÃO DO JORNAL ESCOLAR CONEXÃO MB