segunda-feira, 9 de maio de 2016

ENEM 2016 - INSCRIÇÕES COMEÇAM HOJE

Fique atento aos procedimentos para fazer sua inscrição no Enem 2016.

Começam hoje (9) às 10h, no horário de Brasília, e terminam às 23h59 do dia 20 as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),  As provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.

Para participar, os candidatos devem ENTRAR NO SITE DO INEP (LINK DISPONÍVEL NA PÁGINA DO ALUNO), e preencher seus dados, tendo em mãos o RG e o CPF – menores de idade que ainda não tiverem os documentos precisarão providenciá-los. Também será obrigatório informar um endereço de e-mail e um celular, o município onde farão a prova e a língua estrangeira do teste de Linguagens (inglês ou espanhol).
A taxa de inscrição custa R$ 68 – R$ 5 a mais que na edição do exame no ano passado. Dessa vez, ela poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência de Correios (antes, só era possível quitar a guia no Banco do Brasil).

Estudantes de escolas públicas: quem estiver concluindo o ensino médio em uma escola pública devidamente declarada ao Censo Escolar da Educação Básica não precisará fazer o pagamento da taxa de inscrição, basta informar os dados da sua escola no ato da inscrição.  Lembrando que, a partir deste ano, os estudantes que conseguiram a isenção da taxa em 2015 e não compareceram à prova, sem justificar a ausência, vão perder o direito de não pagar a inscrição em 2016.

É na hora da inscrição que o participante informa se necessita de algum atendimento específico ou especializado e se é sabatista - aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando o dia para descanso e oração. Eles podem fazer o exame após o pôr do sol.

O atendimento especializado é oferecido a pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial. Já o atendimento específico é feito a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.

É também na inscrição que o estudante informa se quer utilizar o resultado do Enem para certificação do ensino médio. Para isso, é preciso ter 18 anos completos até o primeiro dia de realização das provas do exame.

IMPORTANTE
Os participantes que necessitarem de atendimento especializado para autismo, dislexia, déficit de atenção, discalculia, deficiência intelectual ou outro atendimento deverão enviar documento comprobatório, no qual conste o CID-Cadastro Internacional de Doenças, por meio da Página do Participante, de 1º a 8 de junho de 2016.

Nome Social
Travestis e transexuais que pretendem ser identificados pelo nome social devem fazer a inscrição normalmente, no período estabelecido no edital, de 9 a 20 de maio. Entretanto, para usar o nome social, precisam encaminhar cópia de documento de identificação, foto recente e formulário disponível on-line, preenchido, entre os dias 1º e 8 de junho próximo, pelo sistema, na Página do Participante.

Nenhum comentário:

5ª EDIÇÃO DO JORNAL ESCOLAR CONEXÃO MB